“Estou perdido quando eles gritam para mim”: como se proteger em situações estressantes?

Algumas situações nos deixam por equilíbrio emocional: perdemos a compostura deles e depois experimentamos e rola em nossas cabeças possíveis soluções e respostas. Mas fazer ou dizer algo tarde. Por que estamos confusos e não podemos nos proteger? É possível mudar o script usual? O psicólogo diz.

Se analisarmos esses momentos em que caímos do estado emocional usual, você pode notar que na maioria das vezes eles se desenvolvem de acordo com o mesmo cenário e causam emoções semelhantes.

Por exemplo, podemos

notar que dificilmente podemos suportar críticas insignificantes. Qualquer observação ou uma pergunta esclarecedora nos abordou a um sentimento de culpa e uma sensação de nulidade.

Por causa disso, a situação familiar, que pode ser esclarecida em alguns minutos, se transforma em uma tragédia para uma pessoa invisível para outras pessoas. E continua a se desenvolver, ganhando força devido a diálogos e experiências internas tensos: “Por que é assim? Para que? Por que não respondi? Mas era necessário dizer isso … “

Experiências desde a infância

Se algo nos causa uma situação forte e desproporcional, uma resposta emocional ou, inversamente, “desconecta” nossos sentimentos, pode nos lembrar de um caso doloroso do passado. Sobre uma situação complexa e insuportável para nós na infância ou na adolescência e para a qual nossa psique não encontrou uma solução então. Isto é, eu não poderia nos proteger.

Um exemplo simples: na infância, minha mãe repreendeu a criança por brinquedos inadequados ou notas ruins e ficou com raiva ainda mais se ele dissesse algo em resposta a ela. A criança estava assustada e insultuosa. Ele se sentiu sozinho e desamparado, tinha medo de dizer qualquer coisa a sua mãe e apenas chorou.

Esta criança cresceu, tornou -se um adulto e uma pessoa independente. Mas quando alguém começa a falar com ele em cores altas, ele novamente se sente desamparado. Inteligência e confiança o deixam, ele quer dar desculpas e se defender. Portanto, ele está apenas em silêncio e restringe as lágrimas.



Bir cevap yazın